terça-feira, 14 de junho de 2011

O III Colóquio Afro-religioso, Agué e as questões ambientais, realizou-se de 07 a 11 de junho próximo passado e trouxe palestras de muita qualidade. Foram discutidos temas que perpassam por toda sociedade, desde o uso litúrgico das folhas nas diversas tradições afro-religiosas brasileiras até seu uso nas benzeções e cuidados pessoais.
Abertura - 07 de junho de 2011 - 19:30h

Profª Juliana, representando o coordenador do curso de História. 



Profª Noeci, representando o Grupo de Pesquisa Religiosidades e Festas. 


Na conferência de abertura, o Prof. Luis Carlos Canabarro Machado, do Centro de Artes da UDESC, nos ofereceu conhecimento litúrgico sobre o uso das folhas na tradição Jêje.



Na 4ª feira pela manhã, a Profª  Donizeth Costa Amado nos fez refletir sobre termos que usamos no nosso dia a dia e não percebemos a carga de preconceito, a exemplo a palavra tolerância. A Profª Noeci Carvalho Messias falou sobre alimentação nas festas religiosas populares tocantinenses.



À tarde, os organizadores do I Ciclo de Estudos Afro-religiosos e de Festas e do III Colóquio  Afro-religioso, mostraram suas pesquisas e falaram sobre a experiência de trabalhar no projeto “Preparando os Colóquios Afro-religiosos” .





À noite, a Profª Mírian Tesserolli e o Prof. Canabarro fizeram uma exposição sobre as folhas, mostrando seus nomes, suas funções e ligações com a religiosidade.


Na 5ª feira pela manhã, o Prof. Elson trouxe questionamentos a respeito das ligações entre o cristianismo e as afro-religiões iorubanas.



À tarde, assistimos a um documentário, Bará no Mercado, e pudemos conhecer um pouco mais da afro-religiosidade gaúcha através de cerimônias realizadas no mercado municipal de Porto Alegre. 
Olha o pessoal da UMA aí...

Por volta de 16 horas, fomos para a casa da Mãe Fátima 
assistir um ritual de amassi. 





À noite, a Profª Noeci trouxe as festas religiosas.


Na 6ª feira pela manhã, o Prof. Alberto Pereira nos trouxe à lembrança a cantora Clara Nunes e a sua arte - música, cenografia e figurino - que remete ao universo afro-religioso. Mostrou sua trajetória artística.







À tarde, o Prof. Carlinhos Mattos ministrou oficina de percussão, apresentando alguns ritmos das afro-religiões.








No início da noite da sexta feira, o Prof. Carlinhos Mattos mostrou o resultado de sua oficina e, ao final da apresentação, ele e Weverson cantaram um música de domínio popular chamada ‘Salvem as folhas’, 
que Maria Betânia canta.







Em seguida, o Grupo de Suça Mãe Ana, de Natividade, fez com que todos dançassem... foi muito divertido! Além de dançarmos, alguns dos organizadores do evento foram tocar os tambores de Suça: Ana Paula, Carlinhos Mattos e Weverson.






                                                     Mãe Fátima d'Oxum:





Feliz:




Apresentando o Grupo de Suça Mãe Ana:










Feliz explicou o que é a Suça: veio das senzalas.







Ana Paula: mais feliz impossível.... olha o sorriso....





Quem será?????



                                                 Quem será?????



É ele: Prof. Ariel! Resolveu cair na Suça....


Carlinhos Mattos: fominha por tambor.... 


Até a Profª Mírian caiu na Suça....




Olha aí o Lucino!


De músico a dançarino de Suça: Carlinhos Mattos também não resistiu...




Olha o sorriso do Weverson...



A noite terminou com a exposição de Felisberta 
sobre o uso medicinal das plantas. Aprendemos muito!



Na manhã do sábado, a Profª Edineide juntou o uso das folhas com a benzeções, tendo como foco os ensinamentos de sua própria mãe, 
a Dona Maria, benzedeira.






À tarde, uma oficina de capoeira angola com Brenda e Nereu, eles nos falaram sobre as origens dessa capoeira e ensinaram a ‘dançar’ e tocar os instrumentos que são usados.

















O III Colóquio Afro-religioso termina com um saldo bastante positivo, as palestras foram de alto nível, trouxeram muito conhecimento para quem participou. Também houveram momentos de muito divertimento, dançando, cantando e, é claro, comendo: não é possível falar em afro-religião, em festas religiosas populares sem alimentos....
Agradeço a todos que participaram da organização do evento: Ana Paula, Herson, Leandro, Nonato, Weverson e Ceiça. 
Em especial meu agradecimento ao meu companheiro de  jornada nesta vida, Carlinhos Mattos, que esteve o tempo todo ao meu lado, compartilhando todos os momentos de alegria e de tensão 
que um evento  nos faz ter. 

Acompanhem o blog: aguardem notícias sobre o 
IV Colóquio Afro-religioso!