terça-feira, 8 de março de 2011

8 de março - Dia das Mulheres


Em 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, em Nova Iorque, USA, fizeram greve. Ocuparam a fábrica e reivindicaram melhores condições de trabalho: redução da jornada de trabalho para dez horas (eram exigidas 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com muita violência. 
A fábrica foi incendiada com as mulheres trancadas em seu interior. 
Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.

No ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que 8 de março seria o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem às mulheres que morreram na fábrica, em 1857. Somente em 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
O objetivo dessa criação não era apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. Mesmo com todos os avanços, a desvalorização ainda é presente: salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário