Chegou em Porto Nacional, no dia 27 de março passado, Nganga-Nkissi Katuvanjesi, Tata Walmir Damasceno, do Inzo Tumbansi, de Itapecerica da Serra, em São Paulo. O Tata já esteve na cidade em dezembro de 2010, ministrando o 4º módulo do I CEARF. Desta vez, veio visitar a Mãe Fátima e seus filhos de santo, a Maganza Muxinadê, professora Kamila Borges, de Kaiongo, e o Tata Ngelwami, o jornalista Ênio Sales, de Nkossi.
Ontem, domingo, participou das atividades do grupo formado por Kamila, Ênio, Brenda, Nereu, Patrícia e Carlinhos Mattos, quando os mesmos iniciam um trabalho de dança afro e capoeira. No final da tarde, na Casa dos Artesãos, houve uma Roda de Capoeira em homenagem ao Tata Katuvanjesi. Participaram além do grupo acima, o mestre Gamela e alguns de seus alunos de capoeira.
A profª Mírian Tesserolli aproveitou a presença para realizar uma entrevista para o seu doutorado.
É uma visita sempre muito agradável, com a presença de um Sacerdote que tem notabilidade nacional e é de uma simplicidade intensa. Fala da religião com intimidade suficiente para torná-la acessível às pessoas que não conhecem o candomblé Angola Congo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário